Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Experiências de imersão :  UMA FERRAMENTA PARA SENSIBILIZAÇÃO Publicado por Claudio Santiago em 11 de Julho de 2018

Experiências de imersão : UMA FERRAMENTA PARA SENSIBILIZAÇÃO

Durante muito tempo estudei diversas experiência com atividades corporativas, presenciei diversas tendências de métodos para motivar profissionais. Já tivemos, por exemplo, a fase em que muitas empresas recorriam, principalmente, a atividades motivacionais outdoor. O Treinamento Experiencial ao Ar Livre tinha como objetivo identificar certos comportamentos nos colaboradores ou simular situações extremas para que eles pudessem superá-las. Além de criar uma atmosfera motivacional, muitas vezes levando o participante a extremos
O mundo corporativo se beneficiam bastante dos jogos porque eles são atividades de sensibilização, isto é, são ferramentas que permitem trabalhar situações alinhadas ao objetivo e à demanda da empresa. Sendo assim, podemos afirmar que os jogos vão além de serem apenas atividades motivacionais. Os jogos têm o poder de inserir os colaboradores em situações lúdicas, tirando-os do dia a dia, ou seja, da zona de conforto, e colocando-os em contextos totalmente novos que forçam a utilização de diversas competências. Ao serem desafiados, eles precisam pôr em prática elementos comportamentais como comprometimento, liderança, sinergia, além de capacidades técnicas como comunicação assertiva, gestão de recursos e de risco, tempo, e criatividade para desenvolver processos, definir demanda e papéis após análise situacional, entre tantos outros. 
O resultado da vivência dos jogos surge em um curto espaço de tempo, podendo ser estudado e relacionado com as necessidades alinhadas pela empresa. Os jogos fornecem o ambiente perfeito para autoanálise e discussão dos elementos vivenciados e, por isso, são um material rico para gestores, líderes e setores de desenvolvimento humano. Com os indicadores, as corporações podem elaborar planos e ações para as mudanças propostas.
Em um jogo, podemos elaborar situações em que os colaboradores necessitem desenvolver processos para avançar na atividade e aperfeiçoar a comunicação para atingir plenamente os objetivos. Com esse material em mãos e no consciente coletivo, os colaboradores conseguem aprofundar uma discussão que, ao final, servirá para que saiam sensibilizados sobre o tema abordado. 
Elementos da cultura e metas da empresa, ou ainda material didático para capacitação dos colaboradores (como partes de cursos de educação corporativa) podem ser inseridos nos jogos, resultando em cenários customizados que refletem a realidade do negócio, sem perder o elemento lúdico. 
Jogos, em suma, são ferramentas para sensibilização, reflexão, mecanismos para uma compreensão das necessidades e simulações de respostas comportamentais. Eles fornecem informações e possibilidades para as mudanças desejadas.
 Saiba mais sobre nossos games no link abaixo:
https://goo.gl/yq2xXy
 
SOBRE A ESCAPE TIME
A Escape Time é uma empresa voltada para o entretenimento especializada em jogos de fuga imersivos – também conhecidos como escape games – com salas totalmente ambientadas e inspiradas na cultura geek e pop, trazendo o universo dos tradicionais games de escape virtuais para a realidade.
Presente em São Paulo (unidade Brooklin), Rio de Janeiro (unidade Botafogo) e em Belo Horizonte (unidade Savassi), além das atividades de lazer, a Escape Time também atende a eventos diversos, workshops e empresas que têm interesse em transformar suas dinâmicas em experiências únicas. A empresa também é pioneira do game sobre rodas no Brasil com o TruckEscape, uma frota de três caminhões de tamanhos e temas diferentes que atendem a todas as necessidades e estilos de eventos. São jogos inteligentes e extremamente adaptáveis aos locais e situações. Para saber mais da Escape Time, acesse: https://escapetime.com.br.
 
Curta também as redes sociais:
Facebook: @EscapeTimeBrasil
Twitter: @escapetimebr
Instagram: @escapetimebr
Youtube:
Escape Time Brasil